Escolha uma Página

Capela da comunidade Shalom, em Aquiraz: 12 casos confirmados de coronavírus Foto: Reprodução

Dos 14 casos registrados em Aquiraz, no litoral do Estado, 12 são relacionados ao grupo Shalom; existem outros 37 casos suspeitos no município

O município cearense de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, é conhecido como polo turístico por suas praias e resorts, entre eles o complexo aquático Beach Park. Na última segunda (30), no entanto, chamou atenção pela taxa de infectados por coronavírus, proporcionalmente a maior do estado.

Os casos dobraram em relação ao dia anterior – saltaram de sete para 14, o que preocupou a população de aproximadamente 80 mil pessoas.

Entrada da Diaconia Geral da Comunidade Católica de Shalom, em Aquiraz Foto: Reprodução
Entrada da Diaconia Geral da Comunidade Católica de Shalom, em Aquiraz Foto: Reprodução

No caso de Aquiraz, foi possível identificar um foco de propagação: a unidade da Comunidade Católica Shalom situada em um distrito do município. Doze casos foram registrados por lá. Existem outros 37 casos suspeitos, muitos concentrados neste grupo religioso.

A Shalom é classificada como uma “associação privada de fiéis”, chancelada pela Igreja Católica, com atuação em dezenas de países, incluindo o Brasil.

De acordo com os relatos às autoridades de saúde de Aquiraz, missionários da comunidade Shalom participaram de evento religioso em outra cidade durante o Carnaval, que teve a participação de convidados estrangeiros.

Após o encontro, dois integrantes do grupo apresentaram sintomas e fizeram o exame para detectar o coronavírus. Com o resultado positivo, a comunidade passou a ser monitorada pelas autoridades de saúde.

“Já esperávamos pela confirmação de outros casos. Não chegou a ser uma surpresa”, afirmou Palloma Oliveira, secretária de saúde de Aquiraz.

Os infectados estão em isolamento. Outros casos suspeitos na mesma comunidade também foram colocados em quarentena. Desde então, funcionários da Secretaria visitam o local para monitorar os pacientes, que têm entre 23 e 45 anos.

Vista áerea da cidade de Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza Foto: Reprodução
Vista áerea da cidade de Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza Foto: Reprodução

Fonte:https://epoca.globo.com/

Compartilhe esta postagem: