Escolha uma Página

4.2. Os Ministérios

“Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor”

 (1Cor 12,5)

 

O Ministério Católico Kerygma é um serviço de oração e evangelização (At 6,4), tendo como expressão a variedade de ministérios carismáticos, no objetivo de que cada cristão católico exercer o seu sacerdócio régio, carismático e profético para a edificação da Igreja.

Definição de Ministéio. O termo “ministério” designa, de uma maneira geral, as diversas células de serviços específicos do MCK. Todos vivenciam a Visão Celular e formam a rede de “apoio” para a evangelização. É um trabalho para servir à comunidade cristã, uma maneira de exercitar o apostolado. Cada batizado é chamado a crescer, amadurecer continuamente, dar cada vez mais fruto na descoberta cada vez maior de sua vocação, para vivê-la no cumprimento da própria missão.

Os ministérios são células homogêneas que forma a rede de apoio do MCK, logo, tem o objetivo da multiplicação. Os ministérios que devemos exercer são diversos, pois o Espírito Santo manifesta os carismas para a edificação da Igreja.

VARIEDADES DE CARISMA, MAIS UM SÓ MINISTÉRIO

“Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor” (I Cor 12,5). Fazendo esta afirmação, São Paulo coloca todos os ministérios – serviços – em submissão a Jesus Cristo e dentro de um contexto de comunhão eclesial (cf. Ef 4,11-16). Assim, devem funcionar harmonicamente como em uma orquestra, em que cada um faz o seu “som”, mas o todo é que faz a beleza.

“Temos dons diferentes, conforme a graça que nos foi conferida. Aquele que tem o dom de profecia exerça-o conforme a fé. Aquele que é chamado ao ministério, dedique-se ao ministério. Se tem o dom de ensinar, que ensine; o dom de exortar, que exorte; aquele que distribui as esmolas faça-o com simplicidade; aquele que preside, presida com zelo; aquele que exerce a misericórdia, que o faça com afabilidade” (Rm 12,6-8).

Os ministérios devem ser formados na medida da necessidade e da realidade do MCK. Seus membros devem ser escolhidos em oração e de acordo com os vários dons que possuem. Para cada necessidade há pessoas ungidas pelo Espírito para seu atendimento.

COORDENAÇÃO DOS MINISTÉRIOS

Cada Ministério possuem a sua coordenação que estão submissos ao Núcleo local e ao Ministro Geral do MCK. Todos devem trabalhar em unidade com a visão, espiritualidade e carisma geral Kerygma.

AS REDES MINISTERIAIS

O Ministério Católico Kerygma é um organismo unicelular, logo, todos os seus grupos são células de multiplicação. Esses grupos formam a rede que dar todo o funcionamento vital ao Ministério, por isso, estão classificados em dois tipos de redes: as Principais e as de Apoio.

Rede de Apoio. Os serviços ministeriais formam a rede de apoio de todo o Ministério Kerygma.
Redes Principais. Os grupos de oração, as missões, encontros de homens, mulheres, jovens, casais e os eventos formam as redes de principais, porque por meio desses eventos conquistamos as pessoas para o Evangelho.

Compartilhe esta postagem: