Escolha uma Página

Bispo, padres, religiosos, membros de novas comunidades, leigos e leigas da Diocese de Cajazeiras estão reunidos nestas quinta e sexta-feira, 15 e 16, no Centro Diocesano de Pastoral Dom Matias Patrício de Macedo para a 40ª Assembleia Diocesana de Pastoral que esse ano traz o tema “Juventude: fé, discipulado e missão”.

O início do encontro deu-se com um momento de oração e acolhida aos participantes. Dom Francisco de Sales Alencar Batista abriu a Assembleia dando destaque ao Sínodo dos Bispos e afirmando que a os jovens “querem experimentar a realidade de uma Igreja acessível e aberta, feita de simplicidade na linguagem, de contato com as pessoas; menos burocrática, aberta aos novos tempos; que se aproxima das pessoas mais com gestos do que com palavras[…]”. Após isso, a Pastoral da Comunicação apresentou um documentário que foi produzido com diversos jovens acerca de suas participações na vida da comunidade. Os entrevistados foram questionados sobre o que poderia ser feito para despertar uma maior participação juvenil na Igreja.

Já o Conferencista da Assembleia, o Frei Rogério Severino de Lima, frade carmelita, chamou a atenção para o papel importante que o encontro possui diante da realidade da Diocese e enfatizou que os olhares se fixem não para uma Assembleia ‘para os jovens’, mas sim ‘com eles’.

A programação segue até o fim da tarde de sexta-feira(16), quando será apresentado e colocado em votação o Plano Pastoral para o Ano da Juventude.

Compartilhe esta postagem: