Escolha uma Página

02. A Imposição das Mãos, uma Doutrina Cristã

A IMPOSIÇÃO DAS MÃOS, UMA DOUTRINA CRISTÃ

39c7c5bfc3c861d8ac2cdf04b0073557

A Epístola aos Hebreus coloca esse ato entre os princípios elementares da doutrina cristã (Hb 6, 1-2). Ao que parece, a Igreja Primitiva incluía esse assunto em seu discipulado básico; era uma das coisas que o neófito aprendia logo, na teoria ou na prática.

Nesse presente estudo, humildemente vamos apresentar de uma maneira simples a imposição das mãos no exercício da oração de intercessão. Como também, deseja ser um incentivo para a vida de oração pessoal.

images (4)

Um dos mandamentos do Senhor Jesus, tão valido quanto o de “amai-vos uns aos outros como eu vos amei”, é a imposição das mãos para curar e libertar.

Os evangelistas mostram que o Senhor Jesus veio redimir o ser humano não só do pecado, mas também das conseqüências dele, e neste sentido, a imposição das mãos foi usada por Jesus para restituir as pessoas a sua dignidade.

  • “Então, relanceando um olhar indignado sobre eles, e contristado com a dureza de seus corações, diz ao homem: Estende tua mão! Ele estendeu-a e a mão foi curada” (Mc 3,5);

  • “Ao vê-la, Jesus a chamou e disse-lhe: Estás livre da tua doença. Impôs-lhe as mãos e no mesmo instante ela se endireitou, glorificando a Deus” (Lc 13,12-13);

  • “Jesus estendeu a mão, tocou-o e disse: Eu quero, sê curado. No mesmo instante, a lepra desapareceu” (Mt 8,3).

Até as pessoas levavam os seus doentes e as suas crianças para que impusesse as mãos, pois ela sabia o valor desse gesto:

  • “Depois do pôr-do-sol, todos os que tinham enfermos de diversas moléstias lhos traziam. Impondo-lhes a mão, os sarava” (Lc 4,40);

  • “Rogando-lhe com insistência: Minha filhinha está nas últimas. Vem, impõe-lhe as mãos para que se salve e viva” (Mc 5,23);

  • “Foram-lhe, então, apresentadas algumas criancinhas para que pusesse as mãos sobre elas e orasse por elas. Os discípulos, porém, as afastavam” (Mt 19,13).

cego bartimeu1

Os Evangelhos sinóticos deixam claro que a missão de todos os discípulos de Cristo é: pregar o Evangelho, expulsar os demônios e curar todas as doenças e enfermidades (Mt 10,1; Mc 3,14-15; Lc 9,1-2). Mas, é o Evangelista Marcos que declara ser a imposição das mãos um ato normal para todos os que crêem no Senhor; portanto, para todos os cristãos (Mc 16,18).

Compartilhe esta postagem: