Escolha uma Página

01. Os Nomes Divinos de Deus

“Jacó perguntou-lhe: Revela-me, por favor, teu Nome. E ele disse: Por que perguntas pelo meu Nome? E ali mesmo o abençoou” (Gn 32,29).

 

yhwh688

01. O propósito fundamental das Escrituras é revelar Deus ao ser humano. Portanto, os nomes de Deus na Bíblia têm a finalidade de revelar-nos o caráter e os atributos do próprio Deus. Cada nome divino revela-nos como Deus deseja ser conhecido por nós. Falam-nos sobre quem Deus é e como ele age em relação ao homem. É por este motivo que Deus aparece com vários nomes nas páginas sagradas.

Raffaelearcangelo

02. Deus é descrito de maneira específica por diversos nomes hebraicos no Antigo Testamento.

  • Elohim. (e El) é o nome hebraico genérico para Deus. Seu significado etimológico é “força, poder”, e refere-se a Deus como criador, como ser transcendente e como Deus acima de todos os outros (Gn 1,1-2,4). Eloím é sempre traduzido no português, como Deus em nossa Bíblia.

Arcanjos Miguel

03. Obs.: O nome “El” é usado para compor outros nomes divinos (como El Shaddai) e também para formar nomes hebraicos comuns como Daniel e Samuel.

icon-gabriel

  • Adonai. Refere-se ao senhorio de Deus. O significado literal é senhor, mas nunca é usado para se referir ao homem. Adonai destaca a soberania plena de Deus.
  • Javé. Não há dúvida de que o nome que mais define o próprio Deus é Javé. O termo hebraico seria YHWH. Os judeus deixaram de pronunciar o nome divino por respeito, e a pronúncia perfeita se perdeu. Por esta razão as consoantes do nome YHWH receberam as vogais de Adonai, o que veio a gerar o nome Yehowah, conhecido em português como Jeová. Todavia, os estudiosos hoje concordam, principalmente com base nas antigas transliterações gregas, que o nome divino seria Yaweh, ou seja, Javé em português. Infelizmente nossa tradição consagrou o SENHOR como tradução de um nome tão específico e particular de Deus.
  • images (21)
  • O significado de Javé é “Eu Sou” ou “Sempre estarei sendo”, ou como gostam os judeus “o Eterno”. A forma é uma abreviação do “Eu sou o que sou” dito por Deus a Moisés em Êxodo 3,13-14. Javé é o nome pessoal do Deus vivo que age na história de seu povo. É o Deus da aliança com o povo que sai do Egito, destacando a imanência divina. Por isso destaca-se em Javé o seu amor e a sua fidelidade para com o seu povo. Até hoje os judeus evitam pronunciar o nome mais sagrado de Deus para não usá-lo em vão. Podemos imaginar a dificuldade dos mesmos diante da declação de Jesus em João 8,58 que afirmou “Eu sou”. A identificação de Jesus com Javé ficou mais do que clara.
  • El Shaddai. Este nome composto é traduzido “Deus o Todo poderoso” (El é Deus e Shadai é Todo poderoso = mais que suficiente ou rico em recursos). O título El é Deus no singular, e significa forte ou poderoso. El é traduzido 250 vezes no Velho Testamento como Deus. Este título é geralmente associado com algum atributo ou perfeição de Deus, como; Deus Todo poderoso (Gênesis 17,3); Deus Eterno (Gênesis. 21,33); Deus zeloso (Êxodo 20,5); Deus vivo (Josué 3,10).

OS TÍTULOS DE DEUS

 

images (22)

04. O nome Javé é muitas vezes usado de modo composto com outros nomes para apresentar o verdadeiro Deus em algum aspecto de Seu caráter, satisfazendo certas necessidades de Seu povo. Existem quatorze destes títulos de Javé no Velho Testamento, mas neste estudo não há espaço para se tratar de cada um separadamente. Teremos que nos satisfazer com uma apresentação dos títulos e algumas referências onde são usados:

  1. JAVÉ-HOSENU: “Javé nosso criador”. Salmo 94 (95),6.
  2. JAVÉ –JIRÉ: “Javé proverá”. Gênesis 22,14.
  3. JAVÉ –RAFÁ: “Javé que te cura”. Êxodo 15,26.
  4. JAVÉ –NISSI: “Javé, minha bandeira”. Êxodo 17,15.
  5. JAVÉ –MKADDÉS: “Javé que te santifica”. Levítico 20,8.
  6. JAVÉ -ELOENU, “Javé nosso Deus”. Salmo 98 (99),5 e 8.
  7. JAVÉ -ELOEKA, “Javé teu Deus”. Êxodo 20,2.5.7.
  8. JAVÉ -ELOAI, “Javé meu Deus”. Zacarias 14,5.
  9. JAVÉ -SHALOM, “Javé envia paz”. Juízes 6,24.
  10. JAVÉ -TSEBAOTE, “Javé das hostes”. 1 Samuel 1,3.
  11. JAVÉ -ROÍ, “Javé é meu pastor”. Salmo 22 (23),1.
  12. JAVÉ -HELEIÓN, “Javé o altíssimo”. Salmo 7,18; 46 (47),3.
  13. JAVÉ -TSIDKENU, “Javé nossa justiça”. Jeremias 23,6.
  14. JAVÉ -SHAMÁ, “Javé está lá”. Ezequiel 48,35.
Compartilhe esta postagem: