Escolha uma Página

04. Repouso no Espírito e Relaxamento Hipnótico

images (19)O Repouso além de ser espontâneo pode ser ministrado. Podemos repousar no Espírito como resposta de Deus a oração de um irmão, pois, o Senhor Jesus nos constituiu ministros de uma nova aliança no Espírito (2Cor 3,6a). Para isso é necessário remover os obstáculos à graça de Deus como incredulidade, intelectualismo, reservas, conservadorismo. Ter vontade e disposição para receber o dom; e estar relaxado. Está disposta a ser ministrado por pessoas que possuam o dom.

O repouso espontâneo ou ministrado (induzido) possui aspectos semelhantes aos estados de hipnose e de auto-sugestão, que não estão relacionados com o Espírito Santo, surge à preocupação de que o repouso seja um fenômeno misto. Não podemos negar que exista um misto entre a dinâmica psicológica e a espiritual no repouso no Espírito, devido à interrelação de corpo, mente e espírito. O repouso “espontâneo” não é problema para muita gente. A área de conflito está na ministração do repouso, naquilo que é aceitável em termos de encorajamento (sugestão ou indução) para que as pessoas se abram à experiência do repouso.

A ministração e a tendência a cair podem estar relacionados mais à dinâmica psicológica do que à moção do Espírito Santo, porém, o carisma do repouso no Espírito não deve ser julgado por um critério ‘natural’ ou ‘sobrenatural’, induzido somente pela natureza psíquica do homem, ou uma demonstração cabal do poder do Espírito Santo entre os homens.  Não podemos separar a graça da natureza. Pois, pela experiência e pelos frutos, podemos acreditar que a maioria dos repousos são experiências com Cristo.

Ajudar as pessoas a chegarem a uma condição de entrega a Deus é uma ação positiva e construtiva. Deste modo, a questão a ser levantada é: Para quem elas estão entregando seus corações? Qual é a intenção delas? “A Igreja não é Deus, os sacramentos não são Deus. O rosário não é Deus. Mas cada um deles estabelece a dinâmica que nos ajuda a encontrar Deus. Acredito que o repouso no Espírito também possa nos ajudar a encontrar Deus. Todas as pessoas com quem tenho conversado encontraram nele uma experiência muito positiva” (Pe. Richard Bain, de San Francisco).

 
 
 
Fonte: O Repouso no Espírito, de Roberto DeGrandis S.S.J., Edições Loyola, Na obra, além de vários testemunhos, o autor descreve as áreas de interesse em pesquisa com médicos e psicólogos.
Dons Espituais de Serviço, de Luciano do Amaral,Edições Loyola.

Compartilhe esta postagem: