Escolha uma Página

14. Palavra de Ciência e Sabedoria

“A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria;

a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito”

( I Cor 12,8)

Antes de dissertarmos sobre os dons carismáticos da ciência e sabedoria, devemos saber que tanto esses dons como os demais dons carismáticos estão a serviço da edificação do Reino de Deus, levando às pessoas a conversão, à consciência da cura que Deus realizou nelas, ao crescimento no amor e gratidão a Deus.

São Paulo fala do dom carismático da ciência e da sabedoria como “linguagem” ou “palavra”, em grego o vocábulo é “logos”, que não significa necessariamente emissão de som ou fenômeno vocal, mas, um pensamento ou sentimento, uma frase, uma visão ou um sonho que revela algo ou que determina uma ação.

A palavra de ciência.  Não é um conhecimento cultural adquirido através do estudo acadêmico teológico ou filosófico, mas um conhecimento espiritual, uma revelação sobrenatural.

O carisma de ciência é um diagnostico. O Senhor faz com que o homem entenda as coisas da maneira que ele entende; faz com que o homem penetre na raiz de cada acontecimento, fato, situação, estado de espírito e do que Ele quiser revelar. Podemos considerar a palavra de ciência como um fragmento da onisciência de Deus, revelado à nossa inteligência e concernente a um fato determinado. Por exemplo: a revelação de uma cura ou de um sentimento que está impedindo a ação de Deus.

A palavra de sabedoria. Não é a habilidade humana nem sagacidade, esperteza ou diplomacia. Mas, uma manifestação do Espírito.

A palavra de sabedoria inspira o homem, a saber, como deve ser seu comportamento em cada situação, em cada vez que tem que resolver um fato ou um problema, a falar inteligentemente em situações concretas da sua vida ou de sua comunidade, levando-o a decidir acertadamente e de acordo com a vontade de Deus, no dia a dia, no matrimônio, no trabalho, na educação dos filhos, nos relacionamentos com os irmãos e na sua vida cristã. É uma orientação de Deus sobre como se viver cristamente (Lc 18, 18-30).

O carisma de sabedoria é o modo correto de aplicar o dom de ciência. Os carismas da sabedoria e da ciência, apesar de existir uma diferença entre si, devem andar juntos, pois a ciência é o conhecimento em si, já a sabedoria é o conhecimento em ação.

O carisma de sabedoria é a aplicação prática e o reto uso do dom de ciência. O dom da ciência apresenta-nos um panorama da situação e com o dom da sabedoria o Senhor nos revela qual deve ser o nosso comportamento em cada situação. O dom da ciência é informação sobrenatural; o dom da sabedoria incentiva o desenvolvimento prático que se deve seguir. Com o dom da ciência o Espírito Santo nos faz ver, com o dom da sabedoria ele nos leva a agir.

Mas além, de ser o modo correto de aplicar o dom de ciência, a palavra de sabedoria conduz o procedimento humano em cada situação:

  1. Como agir (I Rs 3,16-28);
  2. Como falar ( Mt 22,21);
  3. Como fonte de discernimento espiritual (At 5,34-42);
  4. Prepara o nosso coração para receber o ensinamento divino ( Lc 12,13-21);
  5. Como fonte de ensinamento segundo a sabedoria de Deus (Mt 6,1-21);
  6. Nos faz testemunhar com sabedoria (Paulo diante do rei Agripa – At 26,28);

Este dom deve ser amplamente exercitado pelo cristão na oração pessoal e comunitária para que ele tenha encontros transformadores em sua vida. A manifestação desse dom pode acontecer através de palavras da própria Escritura, por uma palavra, por uma visão, por um sentimento, por um sonho.

Compartilhe esta postagem: