Escolha uma Página

16. O Dom da Cura e Milagres

“A outro, a graça de curar as doenças no mesmo Espírito; a outro é dado pelo Espírito o dom de milagres”

(I Cor 12,9b-10)

Um dos principais temas do Novo Testamento é a cura – Deus quer o nosso bem. No Antigo Testamento, a teologia era a de que Deus envia o sofrimento, a dor e depois cura (Ex 15,26; Nm 12,9-16). Deus sendo Deus nos envia tudo – tanto a doença como a cura. Tudo vinha de Deus, inclusive o castigo. No NT Jesus nos mostra que o sofrimento não vem de Deus; a cura, sim. Quando lemos os Evangelhos vemos com que clareza se destaca o tema da cura. Lemos que eles vinham para ouvir Jesus e ele curava todos os enfermos (Mc 1,32-34).

O carisma da cura, tomando por base as três dimensões do homem: corpo, alma e espírito (1Tes 5,23), pode se manifestar de três formas: cura física, cura interior  e cura espiritual. Grande parte das nossas doenças são chamadas psicossomáticas; são consequência de preocupação, ansiedade, angústia, ressentimento, rancor… causam problemas de estômago, vesícula, rim, coluna, dor de cabeça, problemas respiratórios, pressão alta, baixa e etc. Mas também, muitas dos males que nos atingem tem sua raiz no âmbito do espírito, geralmente são contaminações de falsas doutrinas que nos afastam da sã doutrina da salvação, precisamos de uma cura espiritual ou libertação.

As doenças não são castigos de Deus, mas são consequência de nossos erros e, em profundidade, consequência de nossa vida desviada do caminho da salvação. O Senhor está querendo curar seu povo, mas seu povo infelizmente é rebelde; faz tudo contra suas leis e mandamentos; e assim se perde pelos descaminhos da vida. A coisa mais importante para sermos curados pelo Senhor e conservados em plenitude de saúde é amar e obedecer ao Senhor.

O dom dos milagres está intimamente relacionado com o dom das curas. Este se restringe aos problemas da saúda do homem, ao passo que o primeiro se estende também a eventos fora do homem e às leis da natureza.

O dom de milagres é a ação do Espírito Santo que, para o bem de alguém, modifica o curso normal da natureza. O milagre é uma intervenção clara, sensível e visível de Deus no decurso “ordinário” ou “normal” dos acontecimentos: curas instantâneas de doenças incuráveis, ressurreição dos mortos, fenômenos extraordinários da natureza ( cf. At 3,4-11; 4,30-31). Devemos fazer distinção entre milagre e cura. O primeiro, quando se manifesta através de uma cura que nenhuma ciência médica poderia conseguir, e que Deus realiza. No segundo caso, a cura pode acontecer através de um medicamento, de uma cirurgia, etc.

O dom de cura e o dom dos milagres estão relacionados ao dom da fé. Porque acreditamos, oramos pelas pessoas, como Jesus mandou: “Em qualquer casa onde entrardes, dizei: Paz a esta casa. Se ali houver algum doente, orai por este doente. Recebestes de graça, de graça dai” (Mt 10,8). E o Senhor garante: “A oração da fé salvará o enfermo. E o Senhor o levantará” (Tg 5,15).

Os mandamentos da Cura

1. Crer que, de modo geral, Deus quer que todos os homens sejam curados em todo o seu ser (espírito, alma e corpo);

2. Receber o mais freqüentemente os sacramentos;

3. Orar pelos doentes o mais freqüentemente possível;

4. Confiança no amor de Jesus para curar os enfermos;

5. Impor as mãos sobre as pessoas e orar com elas;

6. Entregar nossas vidas a Jesus;

7. Perdoar todos os que nos ofenderam e nos fizeram o mal;

8. Orar pelos que nos ofenderam;

9. Crer nas palavras de Jesus incondicionalmente;

10. Sempre louvar e agradecer a  Jesus por seu amor;

Faça isso: comece a orar pelas pessoas, para que sejam curadas. Não espere juntar uma plateia para começar. O Senhor quer que você acredite nisso. Não é você que vai curar. Porque o próprio dom de curar as doenças vem do Espírito Santo.  Por isso, antes de orar suplique ao Senhor que aumente a sua fé (Mc 9,23-24). Então, não tenha receio; comece orando por suas crianças, em casa, é mais fácil começar pelas crianças, pois, são mais sensíveis a ação do Espírito Santo. Por que não rezar o marido pela mulher e a mulher pelo marido, para serem ambos curados? Dormem juntos; por que não rezar um pelo outro? Não é preciso se envergonhar. O casal deve rezar; e assim, o Senhor fará maravilhas. Quando houver vizinhos doentes, vá visitá-los. Quando as coisas são feitas com simplicidade, funcionam. Ore com simplicidade e expectativa.

Compartilhe esta postagem: